keep walking: o norte é a perseverança

As vezes sentimos a necessidade de renovar nossas forças, principalmente, porque vivemos numa rotina em que temos que matar um leão por dia. Particularmente, eu adoro filmes e alguns enredos recarregam nossas energias quando estamos em law power. Um exemplo revigorante é o filme  The wey back ou Caminho da liberdade, simplesmente emocionante, ele mostra a determinação de sete prisioneiros que fogem de um campo de trabalho forçado, em busca da liberdade, mesmo com poucas chances de sobrevive em meio ao inverno da União Soviética.

Apesar das criticas negativas que o consideraram fraquinho ou inconsistente, mesmo por ser dirigido pelo consagrado Peter Weir, o filme realmente nos deixam com várias interrogações como quando as personagens escaparam da prisão, com apenas um plano de fuga que deu certo, sem maiores detalhes de como aconteceu a fuga?!?!?! O filme simplesmente pula, a partir da cena da prisão, para a fuga já na floresta. Depois surgem outras cenas mal explicadas, como quando surge uma placa no meio do deserto dizendo que o país em que se eles encontram também se tornou comunista e quando a Muralha da China aparece na frente das personagens de uma hora para a outra.

Parece-me que Weir não que se aprofundar na questão histórica o que é uma pena, mas percebo que talvez o diretor tivesse a intenção se deter a questão da determinação humana, de nos mostrar que na pior das adversidades podemos e devemos seguir em frente e como uma personagem diz em algumas passagens, “keep walking”, seguir caminhando. Essa é a ideia que motiva todos eles, a vontade e o desejo da liberdade. Assim, travessam um continente a pé (talvez isso só seja possível na ficção) mas o fato é que Weir nos brincou com um filme brilhante onde o norte é a perseverança.

Assistido no cinema do Museu em 03.07.11

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s