Há 315 anos morria Zumbi dos Palmares: VIVA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!

Hoje é um dia especial, 20 de novembro é o dia nacional da Consciência Negra. Não sou pessimista, mas sim realista por isso não vejo o que comemorar. Acredito que a data é importante para reafirmarmos a luta pela igualdade a que sempre fomos renegados. Ainda vivemos em um país racista, e que por mais que este mesmo país trate essa prática como sendo um crime, a sociedade insiste em propagar o racismo em diversos momentos.

Na cidade mais negra do país acontecerão vários eventos para lembrarmos a morte de um dos nossos maiores heróis, Zumbi dos Palmares (há inclusive um post sobre ele) morto em 20 de novembro de 1695.

Confira: Durante a manhã de sábado (20) tem o fórum sobre diversidade com ênfase no Selo da Diversidade Racial da Prefeitura de Salvador, que acontecerá no auditório do Isba em Ondina. Em seguida, às 10 horas, tem café da manhã no Terreiro Bogum e homenagem a lideranças negras com depósito de flores no busto em honra de Mãe Ruinhó, no final de linha do Engenho Velho da Federação. Ao meio-dia Alaíde do Feijão será homenageada com um almoço seu restaurante no Pelourinho.

Às 13 horas, na Praça da Sé, acontece a II Lavagem da Estátua de Zumbi, organizada pela Unegro e outras associações. O evento inclui shows de Juliana Ribeiro e Lazzo. Há ainda as tradicionais marchas. A organizada Conen que vai sair do Campo Grande, às 16 horas, mas a concentração já começa duas horas antes. Essa é a 31ª edição da marcha e o homenageado será o marinheiro João Cândido, herói do movimento conhecido Revolta da Chibata.

Já às 16 horas, tem a caminhada da Liberdade, organizada pelo Fórum de Entidades Negras e com a participação de blocos afro como Os Negões e o Ilê Aiyê. A caminhada segue para o Centro Histórico. E no domingo, o povo de santo realiza a 6ª Caminhada pela Vida e contra a intolerância religiosa. A saída será às 9 horas do final de linha do Engenho Velho da Federação. A caminhada é organizada pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN) e segue em direção ao Dique do Tororó.

Às 12 horas, na Praça das Artes, Pelourinho, acontece o Momento Dandara, uma programação que inclui culinária e música, organizada pela Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi) com apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac/Pelourinho Cultural).

Agenda: Atarde online

Anúncios

2 pensamentos sobre “Há 315 anos morria Zumbi dos Palmares: VIVA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!

  1. QUEM SABE UM DIA TUDO ISSO MUDE E AQUELA IGUALDADE NUNCA ANTES VISTA COMECE ADAR SEUS PRIMEIROS PASSOS, LUTEMOS TODOS,PAIS,EDUCADORES,GOVERNANTES, ENFIM TODA SOCIEDADE INDEPENDENTE DA COR,RAÇA OU POSIÇAO SOCIAL AFINAL SOMOS TODOS IGUAIS E SOMOS RESPONSAVEIS POR NOSSA HISTORIA.

  2. zumba deixo uma marca muito inportante no brasil e na africa uma marca de dizer sou orgulhosa e por que lutei queriei batalhei

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s