Força Sustentada por Xangô

Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá

Símbolo de resistência, os terreiros de candomblé caminham na tentativa de manter vivas as raízes africanas, agora através dos afrobrasileiras. Únicos centros espirituais que respeitam as diversas identidades humanas sejam elas homossexuais, héteros, negros, brancos, ricos ou pobres, os terreiros travam uma verdadeira batalha dia após dia. Uma realidade comum, – arrisco-me a afirmar – a quase todos os afrodescendentes.

Exemplos dessa força na Bahia não faltam. Estado que contempla o maior número de templos, e que dia 13 de julho comemorou o centenário de fundação do o Ilê Axé Opô Afonjá na antiga estrada de São Gonçalo no bairro do Cabula. Uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Salvador homenageou o terreiro, o evento contou com a presença de representantes de movimentos negros além de div

Mãe Stella

ersos representantes da religião e personalidades políticas.

Este é um dos terreiros mais c onhecidos e respeitados dessa terrinha abençoada pelos orixás. Hoje está sob a orientação de e Stella, que trouxe inovações para o templo. Hoje o terreiro possui uma escola, que por sinal ensina o iorubá aos seus alunos e um museu. Além disso, mãe Stella dá continuidade a tradição do matriarcado das cinco ialorixás que fizeram do templo referência nacional para o culto das religiões de matriz africana.

Ilê Axé Opô Afonjá em iorubá significa Força Sustentada por Xangô



2 pensamentos sobre “Força Sustentada por Xangô

    • Fico feliz por ter gostado… Acredito que falar de nossas raízes e daqueles que as fortalecem sera sempre muito importante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s