São Iniciados os Jogos Olímpicos na China

       As olimpíadas deste ano serão realizadas na China, a abertura dos jogos promete ser grandiosa, com muitas luzes e cores e um show belíssimo com bailarinos treinadissímo. O espetáculo foi produzido pelo conhecido diretor de cinema Zhang Yimou, que produziu os efeitos visuais do filme, O Clã da Adagas Voadoras, e promete não decepcionar.

      O que está dando panos para mangas é a intensa repressão do governo chinês, que foi intensificada desde os preparativos para a festa.  Segundo informações essa intensa repressão tem o objetivo de mostrar, a Nova Pequim, uma capital harmoniosa, onde as competições irão acontecer de forma organizada.   O regime pode controlar o acesso à Internet, monitorar a divulgação de informação. Muitos protestos vêm acontecendo em todo o mundo, ativistas querem denunciar a violação aos direitos humanos pelo governo chinês

     O comitê olímpico brasileiro está composto por cerca de 277 atletas, sendo 145 homens e 132 mulheres,  dentre eles se destacam Tiago pereira, Caio Márcio e Eduardo Deboni nadadores que se destacaram nas ultimas competições nacionais. Wellison Silva garantiu sua classificação após o Campeonato Pan-americano no Peru com o levantamento de peso, além da seleção de vôlei, de ginástica e outros grandes atletas.

Veja o que há de curioso sobre as olimpíadas

-Em cerca de 2500 antes de Cristo, os gregos já realizavam festivais esportivos em honra a Zeus. Os nomes dos vencedores das competições, porém, só começam a ser registrados a partir de 776 a.C., considerado o ano oficial do início dos jogos olímpicos gregos. Apenas os cidadãos livres participavam.

-Nas primeiras Olimpíadas da era moderna, em 1896, em Atenas, participaram 285 atletas. Em Atlanta, os atletas são cerca de 10.700, dentre os quais 3.780 mulheres.

-A tenista inglesa Charlotte Cooper foi a primeira mulher a receber uma medalha olímpica, nas Olimpíadas de Paris, em 1900.

-A bandeira olímpica com os cinco anéis entrelaçados foi hasteada pela primeira vez em 1920, nos jogos olímpicos de Antuérpia, Bélgica. As cores eram as que compunham as bandeiras de todas as nações olímpicas da época.

Com 1.895 medalhas olímpicas (778 de ouro, 599 de prata e 518 de bronze), os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar na lista dos ganhadores de medalhas. Em seguida vem a ex-União Soviética, com 1.000 medalhas (395 de ouro, 319 de prata e 286 de bronze), consideradas apenas as medalhas ganhas de 1952 a 1988.

-Para chegar de Atenas (Grécia) a Atlanta (Estados Unidos), a tocha olímpica percorreu cerca de 24 mil quilômetros, o mais longo da história dos jogos olímpicos. Segundo informou o Comitê Olímpico, 10 mil participantes foram escolhidos para levar a tocha em alguma parte do trajeto.

http://www.logado.info/curiosidades

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s